OS 8 MODOS DE VISUALIZAÇÃO DO ENSCAPE
Se tem uma coisa que eu acho fundamental para a correria do nosso dia a dia é ter ferramentas que oferecem mais de uma função. Nesse exato momento em nosso bolso, podemos acessar nossas redes sociais, nosso banco, fazer compras, tirar fotos, fazer cálculos e ainda, fazer uma ligação para alguém. Tudo isso em um único objeto.

O Enscape é como um canivete suíço, onde para cada situação ele te oferece a ferramenta exata para atingir seu objetivo.
Mas você sabe quais são os 8 modos de visualização que o software nos oferece?

No post de hoje veremos quais são essas ferramentas e como você pode utilizá-las no seu escritório, apresentação ou onde você imaginar!
1. Walk mode em tela cheia 
Pelo fato do Enscape ser um plugin que funciona dentro do Sketchup, ou seja, toda alteração que você faz no projeto, já é atualizada e renderizada em tempo real, você pode maximizar em tela cheia e fazer o passeio virtual, utilizando o teclado para navegar e o mouse para direcionar a visualização.

Dica de onde/como usar:
Se você costuma discutir o projeto com o cliente em seu escritório, experimente abrir o Enscape e fazer o passeio virtual já com os materiais e a iluminação configuradas. Se for necessário, faça alterações ali mesmo e já mostre as opções de como o projeto de seu cliente irá ficar.
2. Óculos VR (Virtual Reality) 
Se você deseja uma imersão ainda mais profunda, conecte óculos de realidade virtual (como o oculus Rift), assim a tela do Enscape irá diretamente para os óculos e você se sentirá dentro do projeto.
Dica de onde/como usar:
Se seu cliente está com um pouco de dificuldade de entender, ou ainda, de saber como se ‘sentiria’ dentro do projeto, os óculos de realidade virtual podem ser grandes aliados, já que nesse modo de visualização todos os fatores externos são eliminados e seu cliente irá visualizar somente o passeio virtual. Entretanto, o uso dessa ferramenta pode causar tontura e enjoo em algumas pessoas, então jamais se esqueça de alertar o cliente antes da utilização.
3. Imagens estáticas
Imagens estáticas ainda continuam sendo um dos meios mais produtivos de se apresentar um projeto. Mas quantas imagens você consegue produzir, contando todas as alterações, alternativas, simulações de dia ou noite, entre tantas outras variações?

O fato de o Enscape fazer imagens em segundos faz você ter mais tempo para se dedicar ao desenvolvimento do projeto e não necessariamente às configurações de render, já que ele simplifica muita, mas muita coisa para você.

Ficar horas acertando como o sol vai iluminar seu projeto? No Enscape você faz isso segurando uma tecla no teclado e rotacionando o mouse.

Quantas imagens dá pra renderizar em apenas 1 minuto? Veja a nossa experiência: https://www.instagram.com/p/B24lSKoFJhi/

Dica de onde/como usar:
Use à vontade! Mas se for postar nas redes sociais, se atente ao formato das imagens. Por exemplo, o formato mais básico do Instagram são as imagens quadradas. Se você fizer um render no formato paisagem, dependendo de como postar, pode ser que sua imagem seja cortada.

“Mas dá pra fazer imagem quadrada no Enscape?” – Dá sim!
4. Vídeos
Apresentações especiais sempre têm vídeo. Assim como as imagens são renderizadas de maneira extremamente rápida, os vídeos também não tomarão muito do seu tempo. Configure o movimento da câmera, ajuste o horário do dia e faça seu cliente ou professor de projeto entender como você imagina o passeio pelos espaços.

Dica de onde/como usar:
Vídeos são muito interessantes em apresentações de TCC. O único detalhe é que os vídeos renderizados do Enscape não apresentam objetos em movimento. Mas posso te dizer com propriedade de quem já fez banca de TCC várias vezes, os avaliadores estão muito mais interessados em como você resolveu e conceituou seu projeto, do que em suas habilidades de fazer os carros se movimentarem na hora exata que a câmera aponta para determinado lugar. Faça seu vídeo com arte e sensibilidade e jamais se esqueça de que o mais importante é apresentar o projeto!
5. Imagens 360º (com link e QR Code)
Imagens 360º são um dos modos de imersão mais legais. Você fica em um ponto e visualiza tudo que está ao seu redor. E aqui uma sacada genial do Enscape: quando você cria a imagem 360º, ele gera um link onde você pode compartilhar sem precisar se quer fazer o upload da imagem em outra plataforma.

Dica de onde/como usar:
1 - Se você está longe do cliente e precisa mostrar um ambiente de maneira muito rápida e eficaz, faça o render e envie o link!

2 – Também é gerado um QR Code, que você pode colocar na prancha do projeto, e quem tiver interesse em ver o ambiente em 360º basta escanear e acessar.
6. Imagem Panorâmica (360º) com Óculos CardBoard
Sabe essa imagem 360º que você acabou de renderizar? Abra o link no celular. No canto inferior direito, há um símbolo de um óculos. Clicando ali, a visualização será divida ao meio, propiciando assim o uso de um óculos estilo cardboard.
Dica de onde/como usar:
Se você tem um óculos cardboard ou similar, salve os links no seu celular, conecte-o durante a reunião e dê para seu cliente sentir como vai ser o espaço a ser construído.
7. Stand alone executável
Já imaginou você enviar para o cliente um arquivo executável, onde o projeto já está todo renderizado e pronto para navegação?

O Enscape não apenas imaginou, mas fez de maneira magistral.

A tela do Enscape é a mesma, mas você (ou seu cliente) não precisa ter nem sequer o Sketchup para fazer o passeio virtual.

Dica de onde/como usar:
Se precisar fazer um passeio virtual utilizando outro computador que não seja o seu, utilize esse modo, mas apenas certifique que a máquina possui uma placa de vídeo com pelo menos 2gb para suportar a geração gráfica.
8. Web stand alone
Para fechar com chave de ouro, esse é um dos modos mais interessantes. Funciona da mesma forma que o Standalone executável, mas é online! É gerado um link onde você pode navegar pelo projeto sem precisar instalar nada.

Só há um detalhe: como o arquivo vai ser carregado no seu navegador (Chrome, Firefox, entre outros) e ele terá a dinâmica do passeio 3D com toda a modelagem de seu arquivo o Enscape gera esse arquivo no modo draft, ou seja, com o mínimo recurso de reflexões e sombras. Mas isso não atrapalha em nada o entendimento do espaço, visto que você poderá olhar e andar em todas as direções.

Onde/como usar:
Se seu cliente necessita fazer um passeio virtual pelo projeto, mas você ainda não enviou o arquivo ou as imagens ainda não foram suficientes para o entendimento do projeto, o web standalone pode ser o modo mais rápido de sanar dúvidas.

E aí, o que achou?

Posso garantir que algum desses modos vai suprir suas necessidades de apresentação no dia a dia do escritório, na reunião com o cliente ou na apresentação na faculdade.
 
Se você quiser aprender mais sobre o Enscape, preparamos um curso básico 100% gratuito! Acesse a playlist e comece a descobrir esse novo mundo incrível da interatividade e eficiência!

Fonte das imagens:
Imagem da capa: arcoeflecha .com .br
Homem com óculos VR: ideaing .com
Google cardboard: dhgate .com

Ebook


GUIA PRÁTICO ENSCAPE
100% GRATUITO

FAÇA O DOWNLOAD DO GUIA E DESCUBRA COMO ESSA FERRAMENTA PODE REVOLUCIONAR A RENDERIZAÇÃO DOS SEUS PROJETOS E MUITO MAIS

BAIXAR AGORA